Prefeito prestigia lançamento do ‘Sergipe Cidades’

Agência Aracaju de Notícias
07/05/2009 13h14

A população dos municípios do interior sergipano, sobretudo a de baixa renda, está prestes a ser beneficiada com um investimento de R$ 270 milhões em obras de infraestrutura. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa ‘Sergipe Cidades' foi lançado na manhã desta quinta-feira pelo governador Marcelo Déda. A solenidade aconteceu no pavilhão do Centro de Convenções de Aracaju e contou com a presença do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira.

Os recursos, dos quais R$ 250 milhões foram do BNDES e, o restante, contrapartida do Governo de Sergipe, serão revertidos em creches, escolas técnicas, centros comunitários, delegacias, postos policiais, mercados municipais, terminais rodoviários, praças e ginásios de esportes distribuídos conforme a necessidade de cada um dos 74 municípios. As prioridades foram estabelecidas junto às comunidades, através de conferências realizadas ao longo dos últimos dois anos, quando teve início a atual gestão. Estima-se que mais de 24mil sergipanos tenham apontado suas demandas.

"Hoje nos preparamos para colher um dos grandes frutos que esse governo plantou no início de 2007. O sergipano precisava de um projeto como esse. Agora o Estado vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento do interior, gerando empregos e renda, além de proporcionar melhores condições de vida para a população sergipana", discursou o governador Marcelo Déda, lembrando que a capital não foi contemplada com recursos do ‘Sergipe Cidades', mas ainda este ano será beneficiada por um novo projeto, já denominado ‘Aracaju Capital de Todos'.

De acordo com o prefeito de Aracaju, a iniciativa demonstra que o Governo Estadual prioriza a melhoria na qualidade de vida das pessoas. "É um projeto que vai deixar marcas fundamentais, em primeiro lugar pela maneira como foi construído, a partir de plenárias, assembléias e debates e, em segundo, porque são obras e serviços que vão mudar a face das cidades sergipanas", ressaltou Edvaldo Nogueira. Segundo ele, o desenvolvimento do interior também é importante para a capital, já que "favorece a fixação e diminui a migração", diz.

Diante de centenas de representantes de movimentos sociais e cidadãos de diversos municípios sergipanos, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, destacou que o ‘Sergipe Cidades' é um exemplo a ser seguido pelos demais estados. "É um orgulho para o BNDES poder participar desse desenvolvimento integrado das cidades sergipanas, compreendendo infraestruturas sociais da saúde, educação e habitação, e ainda estimulando a atividade econômica e os arranjos produtivos locais", declarou.

Sonhos

O projeto vai contribuir para a realização de antigos sonhos de moradores e gestores dos municípios. Como é o caso de Capela, onde um novo forródromo irá abrigar o São Pedro mais tradicional do Estado. "Entendo que é um projeto de grande valia para Sergipe. Com essa ação teremos acesso ao nosso forródromo, uma obra moderna, multifuncional, onde também funcionará uma rodoviária. Capela só tem a agradecer", colocou o prefeito do município, Manoel Messias Sukita.

Bastante prestigiado, o lançamento do programa ‘Sergipe Cidades' foi presenciado por diversos políticos e autoridades. Entre eles o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, os deputados federais Jackson Barreto e Eduardo Amorim, os deputados estaduais Mardoqueu Bodano, Ana Lúcia e Conceição Vieira, os superintendentes da Caixa Econômica, Luciano Pimentel, e do Banese, Saumíneo Nascimento, e o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, além de vários secretários de Estado e prefeitos do interior.